Os melhores exercícios para serem praticados na gravidez são a caminhada ou os alongamentos, por exemplo, pois ajudam a diminuir o estresse, a combater a ansiedade e a aumentar a autoestima. Porém, a prática de exercícios na gravidez só deve ser feita sob orientação médica, porque em alguns casos eles são desaconselhados, como acontece em caso de descolamento da placenta e na gravidez de risco.
Os exercícios podem ser iniciados em qualquer fase da gestação e eventualmente podem ser realizados até o final da gravidez, sendo úteis para facilitar o trabalho de parto normal e o retorno ao peso ideal após o parto.
Mulheres que tinham um estilo de vida mais sedentário certamente devem preferir exercícios mais leves, e de preferência dentro de água. Já, quem estava habituada a praticar exercícios deve diminuir o ritmo para não prejudicar o bebê.
1. Caminhada
Ideal para mulheres que eram sedentárias antes de engravidar. Antes de mais nada é indicado utilizar roupas leves e elásticas e um tênis com bom amortecimento para prevenir lesões e beber bastante água para não ficar desidratada. Pode-se caminhar de 3 a 5 vezes por semana em horários em que o sol não esteja muito forte.
2. Corrida leve
Indicada para quem já praticava exercícios antes de engravidar. Ela pode ser realizada durante os 9 meses de gravidez, 3 vezes por semana, por 30 minutos, mas sempre com baixa intensidade, respeitando sempre o seu próprio ritmo.
3. Pilates
Melhora a respiração, a frequência cardíaca, alonga e fortalece os músculos e dessa maneira também é ótimo para a postura. Pode ser praticado 2 ou 3 vezes por semana.
4. Hidroginástica
É indicada até mesmo para mulheres que eram sedentárias antes de engravidar e de fato pode ser realizada durante os 9 meses de gestação. Ela reduz as dores nos pés e, no fundo das costas, assim como o inchaço das pernas. Pode ser realizada de 2 a 4 vezes por semana.
5. Bicicleta ergométrica
Pode ser realizado durante os 2 primeiros trimestres da gravidez, de 3 a 5 dias por semana. Estando atenta à frequência cardíaca, não deixando ultrapassar os 140 bpm e observar se a sudorese é excessiva. Contudo, o tamanho da barriga no final da gestação pode dificultar a realização desta atividade.
6. Alongamentos
Os alongamentos podem ser realizados diariamente até o nascimento, não apenas por sedentárias como para experientes. Pode-se começar com alongamentos mais leves, e assim que a mulher for desenvolvendo elasticidade, ir aumentando a dificuldade dos alongamentos.
Para garantir uma atividade física segura é importante ter a orientação e acompanhamento de um profissional de Educação Física qualificado e primordialmente a autorização do médico que está realizando o pré-natal. Se a grávida sentir qualquer sintoma desagradável como dor abdominal, corrimento ou perda de sangue pela vagina, enquanto realiza o exercício ou algumas horas após a aula deverá buscar auxílio médico.
7. Musculação leve
As grávidas que já faziam musculação antes de engravidar e que tinham um bom condicionamento físico, podem fazer exercícios de musculação, no entanto, deve-se diminui a intensidade dos exercícios, reduzindo os pesos pelo menos, pela metade, para evitar a sobrecarga da coluna, joelhos, tornozelos e região pélvica.
Exercícios desaconselhados na gravidez
Os exercícios de impacto não devem ser realizados na gravidez porque podem causar dores ou até mesmo prejudicar o bebê. Alguns exemplos de exercícios contraindicados na gravidez são:
- Exercícios abdominais;
- Em grandes altitudes;
- Que envolvam lutas como jiu-jitsu ou saltos, como aulas de jump;
- Jogos com bola como futebol, vôlei ou basquete;
- Corrida extenuante;
- Bicicleta, nos últimos meses de gestação;
- Musculação pesada.
A prática de exercícios também é desaconselhada quando a mulher tem que ficar de repouso, sob orientação médica e acima de tudo quando tem descolamento da placenta. Em caso de dúvida deve-se entrar em contato com o obstetra.
Texto e orientação por Carlos Bruce – Personal Trainer
Espero que tenham gostado das informações. O saber é algo muito poderoso.
Compartilhem com as mamães amigas e comentem para que possamos te conhecer…
Segue uma dica que usei e foi muito bom para mim e para meu bebê…
Encontrei um aplicativo que, sem exageros, tem absolutamente tudo que precisei assim que descobri estar grávida até a minha filha ter 6 anos de vida!
Desde o acompanhamento e orientação médica com a nossa equipe de mais de 20 especialistas, até atividades para o entretenimento e desenvolvimento do seu pequeno!
Clique aqui para conhecer essa maravilha:
Então o que achou desse post? Gostou?
Manda para a grávida da vez, quem sabe ajuda…
E não esquece de comentar!
Você certamente vai gostar:
A Gravidez pode afetar a minha visão?
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.